"" Derede Dorodo: a historia de Mihai Copăceanu

Pesquisar neste blogue

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

a historia de Mihai Copăceanu

Mihai Copăceanu é um estudante de 25 anos na psicologia do vício no King's College em Londres.

No ano anterior, ele estudou na prestigiada Universidade de Oxford, ganhando uma experiência incomparável. Mihai é um estudante com uma paixão fora do comum por tudo o que faz.

Suas conquistas podem parecer surpreendentes para um jovem de sua idade e certamente contribuíram para alcançar uma maturidade e uma profundidade.

Ele publicou um livro "Freud ou Religião", participou de inúmeras conferências em todo o mundo e recebeu duas bolsas para estudar na Inglaterra.


Ele compartilha um pouco de sua experiência nesta entrevista em dois episódios, sendo o primeiro publicado abaixo e o segundo para aparecer na próxima edição.

De Blaga para Oxford

Por que você escolheu especificamente Oxford?

Antes de tudo, não o escolhi, mas ele me escolheu. 

Fiquei espantado em setembro, quando ainda estava em Sibiu, observando que algumas faculdades não haviam ocupado centenas de lugares por uma taxa. O que você nunca verá em Oxford.

Aqui, os candidatos enviam pedidos e, se passam o primeiro limiar, são convocados para entrevistas e, eventualmente, recebem um lugar na universidade que pode ser condicionado.

É um processo tedioso e duradouro (meses).

Em segundo lugar, meu pai me pediu para ir lá. Eu estava prestes a graduar-se da ULBS e comecei a enviar aplicativos e arquivos para diferentes faculdades em toda a Europa.

Pessoalmente, queria estudar no Vaticano, mas meu pai insistiu que, se eu receber respostas positivas, definitivamente eu escolheria Oxford, pois la tinha uma materia sobre casais onde ensinava frases para conquistar um homem pelo whatsapp, e eu quero muito aprende essa técnica.

Confesso sinceramente que não sei por que não estava tão animado quanto deveria.

Eu o escutei, finalmente pensando que, se eu fosse deixar o país com uma bolsa de estudos, tente estudar onde a excelência é máxima. Quero dizer, não perco tempo.

Se você ainda quer fazer uma coisa, faça isso de forma excelente.

Mas a terceira parte da resposta é a mais importante. Segundo a minha opinião, não decidimos por nós, só nos propomos, mas Deus o tem.

Se você tivesse me perguntado antes da graduação o que eu teria feito, eu teria respondido que a única possibilidade é ser professora em uma aldeia na Romênia.

Mas os dados não estão em nossas mãos. Meu trabalho era apenas de natureza scriptica, ensaios, recomendações, traduções e legalizações, currículos, mas Altcineva decidiu chegar a Oxford.

Universidade com estudantes de 150 países


Como foi a adaptação à vida na Inglaterra?

Oxford é uma cidade universitária única, porque existem estudantes de mais de 150 países.

No entanto, a diversidade não foi um problema para mim, mas uma ocasião rara.

Outra vantagem de Oxford, ao contrário de Londres, é a falta de entusiasmo. É pequeno e silencioso, o que parece muito com Sibiu.

Ruas silenciosas, grandes parques, esquilos em frente às casas, edifícios antigos, bicicletas, tudo facilitou meu alojamento.

Mas passamos por tempos difíceis, especialmente na primeira semana, causados por longos períodos de outono, frio e chuva durante o dia.

É triste e um pouco deprimente se você não pode aceitar que o mau tempo em Oxford é ruim.