"" Derede Dorodo: universidade de sucesso

Pesquisar neste blogue

sábado, 24 de fevereiro de 2018

universidade de sucesso

Se analisarmos a universidade em Sibiu, é muito bom em termos de organização interna, fundos, número de alunos, biblioteca, condições de estudo, residências, cantinas, projetos, conferências internacionais e parcerias.

Mas quanto vale a pena? Para minha surpresa, mas talvez sua, em Oxford, as coisas são um pouco diferentes. Vamos levá-los um por vez.

Em Sibiu, a maioria dos edifícios universitários são modernos, recentemente renovados ou até novos.

Azulejos cerâmicos, internet e janelas isolantes. Conforto e ecstasy. Excelente! Bem, em Oxford, não encontramos nenhum termopano em toda a universidade.

Pelo contrário, os ingleses adoram sua tradição e, ao invés de comprar novas janelas isolantes ou móveis novos, que, naturalmente, têm suas qualidades, mantêm os mesmos objetos do século dezesseis ou até mais velhos, que pintam de tempos em tempos.

A sala de aula, A cantina de cada faculdade e dormitórios tem a mesma aparência que na Idade Média. 

Média


Você é mais caro e frigu. E não estou brincando. Quando fui pela primeira vez a Christ Church College pensei que estava em um museu e perguntei a um colega: onde é a cafeteria? Foi isso.

Quartos também. Eu vivia em uma sala com janelas de ferro antigas, com móveis mais antigos e raspados (a porta do armário estava fechada apenas com papel), mas o mesmo quarto tinha lareira e sem fio. A biblioteca obviamente tem muito mais livros do que em Sibiu e livros recentes.

Somente na Bodleian Library você pode encontrar mais de 8 milhões de livros.

Todos os livros publicados na Inglaterra são recebidos aqui. E o livro, uma vez solicitado, você o faz por algumas semanas.

Na Romênia, no entanto, os bibliotecários são histéricos e os livros não são emprestados em casa.

Por quê? Bem, para ficar nas bibliotecas. E aqui está a indústria xerox.

Descubra que não há xeroxs públicos em Oxford. Sim, um livro é lido no diário, mas também em casa.

E a nova biblioteca em Sibiu, como eu vi, é notável. Mas quem está sentado nele? No verão passado eu estava quase sozinho.

E aqui está a grande diferença entre Sibiu e Oxford. Se começarmos a educação dos anexos, ficamos sem substância. 

substância


Quando penso que as exigências de nossos alunos no conselho ou as reuniões com o reitor envolvem apenas questões materiais, como queremos outro menu na cantina, eu sorrio.

O conforto é verdadeiro que ajuda o estudo. Mas lembre-se de que o Sr. Noica escreveu o "Tratado de Ontologia" em uma mesa ajoelhada em cima de uma montanha em uma pequena sala onde o inverno transformou a água em gelo.

Ele conta quantos tratados seus discípulos escreveram, através dos assentos de ministros ou diretor de uma editora de prestígio. Nenhum.

A universidade não é um hotel de cinco estrelas nem um prestador de serviços de entrega de luxo, mesmo que você pague. É um lugar especial dedicado ao estudo e treinamento pessoal e profissional.